Escritório de Contabilidade Eficaz


Negócios liderados por mulheres apresentam 20% menos inadimplência, diz Serasa Experian

Negócios liderados por mulheres apresentam 20% menos inadimplência, diz Serasa Experian

  • 11/11/2025


     

    Empresas lideradas por mulheres apresentam 20% menos inadimplência do que os negócios liderados por homens. É o que aponta um estudo realizado pela Serasa Experian que faz parte da quinta edição do Boletim Panorama PME. O levantamento considerou 23 milhões de empresas ativas e apresenta também o perfil predominante das empresas femininas – em sua maioria de pequeno porte e voltadas para o comércio.

    Os dados mostram que 16% das empresas com sócias mulheres apresentam restrições ativas, ou seja, registros de inadimplências existentes. Esse percentual atinge 20% entre as empresas lideradas por homens, uma diferença de 20% menos ocorrência em lideranças femininas.

    A pesquisa também compara o Score PJ, pontuação que indica a probabilidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros dentro de um período. Os valores variam de 0 a 1 mil — quanto mais próximo de 1 mil, menor o risco de inadimplência para credores. 42% dos negócios femininos estão nas faixas intermediárias (400 a 600 pontos), contra 38% entre os masculinos. Nas faixas de risco mais alto (até 300 pontos), a proporção é um pouco menor nas empresas com sócias – 32% contra 33%. Nas faixas mais altas (a partir de 700 pontos), o índice é 19% para sócias e 21% para sócios.

    No Score Pessoa Física, o cenário é semelhante. 5% das sócias estão nas faixas mais baixas (até 300 pontos), ante 6% entre os homens, 43% nas faixas intermediárias (400 a 600 pontos) – proporção semelhante à dos homens (44%). 52% das mulheres figuram nas faixas mais altas (a partir de 700 pontos), frente a 50% dos sócios.

    “Um bom histórico de pagamento e gestão de crédito consciente aumentam a credibilidade dos negócios e ampliam o acesso a condições melhores de financiamento e negociação com fornecedores. Entre as empreendedoras, vemos um cuidado crescente com essa gestão, o que é crucial para o desenvolvimento sustentável dos negócios”, pontua Mariana Figueiredo, diretora de Produtos e Tecnologia para PMEs da Serasa Experian.

    Perfil do empreendedorismo feminino
    O levantamento aponta as principais características dos negócios liderados por mulheres – maior parte jovens e de pequeno porte. 90% das empresas femininas faturam até R$ 300 mil por ano – entre os homens, essa fatia é de 85%. Entre as empresas que faturam acima de R$ 1 milhão, a presença feminina é de 2,6%, metade do total dos homens, de 4,3%.

    Em termos de porte, 58% das empresas com sócias são microempresas, com até 10 funcionários. As pequenas empresas (11 a 50 funcionários) representam 19% entre sócias. A presença feminina em empresas de grande porte tende a cair – alcançando apenas 0,4% das empresas com sócias que estão na categoria corporativa (acima de 500 funcionários). Os homens representam 0,8% dessa faixa.

    A concentração setorial também revela tendências do empreendedorismo feminino: o comércio responde por 48% das empresas com sócias, seguido pela indústria, com 23%. Em comparação, as empresas masculinas têm 45% no comércio e 20% na indústria, e predominam em serviços especializados e construção civil.

    A longevidade das empresas também foi analisada – com uma variação de 1 a 10, quanto maior a pontuação, menor a probabilidade de uma CNPJ encerrar as atividades. Entre empresas com sócias, a média foi de 4,6, enquanto as liberadas por homens ficaram com 4,8.

     

    Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios


Subir ao topo